Partilhe esta notícia, escolha a sua rede social!
Ilha da Madeira: O tesouro escondido
Relaxar aqui tão perto
Olá, aventureiros e aventureiras! Hoje queremos falar-vos da nossa encantadora ilha da Madeira, tão próxima e com um potencial incrível. E se pensa que estamos a falar das praias maravilhosas, acertou — mas só em parte (uma pequenina parte).
Um Destino Encantador no Meio do Atlântico
Sabia que é conhecida como a “Pérola do Atlântico”? Isto porque tem um clima ameno durante todo o ano, uma cultura muito própria e paisagens e trilhos de cortar a respiração. Por isso, se é um explorador, quer provar a deliciosa gastronomia ou simplesmente apanhar banhos de sol, este paraíso é o destino perfeito para si. Sim, perfeito, leu bem. Não acredita? Ora veja.
Aventura em Plena Natureza
Certamente, quando falamos da Madeira, lembra-se logo de montanhas, praias, flores e pôr-do-sol. E compreendemos isso, afinal, as levadas, que são antigos canais de irrigação, atravessam a ilha em mais de 2.000 kms e têm percursos para todos os níveis de habilidade e todo o tipo de paisagens de tirar o fôlego.
Comecemos por falar de um dos mais populares, a Levada do Caldeirão Verde. Este trilho passa por paisagens verdejantes e túneis até chegar a uma impressionante cascata! O melhor de tudo é que sendo de dificuldade moderada, é uma forma excelente de conhecer a diversidade natural da ilha.
No entanto, se procura uma aventura mais desafiadora, o Pico Ruivo, que fica a 1.862 metros de altitude, é para si. O percurso pode ser feito a partir do Pico do Areeiro, e embora a subida seja exigente, a vista do cume fará qualquer um esquecer o cansaço.
Escapadinha ao Funchal para conhecer a cultura
Claro que uma visita à capital é obrigatória porque é lá que fica o Mercado dos Lavradores onde vai encontrar uma variedade de produtos locais. As frutas exóticas, como o maracujá-banana ou o araçá; as flores encantadoras como o hibisco e as orquídeas e claro, os famosos bordados madeirenses.
Também não poderíamos deixar de falar do vinho da Madeira que é mundialmente conhecido! Por isso mesmo, aconselhamos uma visita a uma das adegas locais onde poderá provar as suas várias versões, desde o seco até ao mais doce e aprender sobre o seu processo de produção.
Os Festivais e as Tradições
Talvez não saiba, mas durante todo o ano a ilha tem várias festas tradicionais, ora veja:
- Carnaval da Madeira: É um dos mais famosos, cheio de desfiles coloridos e música.
- Festival do Atlântico: Acontece no Verão e ilumina a água com espetáculos de fogo artifício e concertos ao ar livre.
- Festival do Vinho: É já em setembro e poderá contar com degustações de vinhos e a recriação da tradicional pisa das uvas que são excelente oportunidade para mergulhar nas tradições madeirenses e conectar-se com a hospitalidade local.
Praias e Momentos para Relaxar
Como assim, alguém falou em praias? É verdade, cá estão elas!
Sendo a Madeira uma ilha vulcânica, o que não faltam são oportunidades originais para relaxar junto ao mar. Por exemplo, se procura águas cristalinas do oceano, pode visitar as piscinas naturais de Porto Moniz que são conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas. Mas se prefere uma experiência de praia mais tradicional, a ilha vizinha de Porto Santo é acessível por ferry. Aqui vai encontrar um areal dourado enorme onde as crianças podem brincar e os adultos relaxar.
Se foi com as praias que o conquistámos e já está pronto para planear a sua viagem à Madeira, fale connosco. Lá poderá encontrar dicas de hotéis, restaurantes e roteiros feitos à sua medida. Se não, continue a ler, prometemos que a ilha da Madeira ainda o vai conquistar!
Delícias da Gastronomia Madeirense
Ora, como bons portugueses que somos não poderíamos deixar de falar da gastronomia local não é verdade?
Comecemos pela famosa espetada que é um dos pratos típicos: carne de vaca grelhada em espetos de louro, servida com milho frito. Hummm, delicioso. Temos também o bolo do caco que de certeza já conhece: um pão redondo e achatado, torrado com manteiga de alho. E claro, o peixe-espada-preto, que vem das águas profundas da Madeira, e costuma ser servido com banana frita ou molho de maracujá.
Agora, para os gulosos, como nós, não pode faltar a sobremesa! Para isso aconselhamos o bolo de mel da Madeira, que é feito com mel de cana-de-açúcar, e frutas exóticas da ilha, como a anona e o maracujá.
Diga-nos, já alguma vez provou estas iguarias? E se nunca visitou a Madeira, o que é que tem mais curiosidade em conhecer? Conte-nos porque adoramos conhecer as histórias de outros aventureiros como nós e gostaríamos muito de saber a sua!
Uma Bebida Tradicional: A Poncha
Para terminar, não poderíamos deixar de trazer a poncha para este artigo. Isto porque ela é a bebida tradicional da ilha Madeira, feita com aguardente de cana, mel e sumo de limão. Uma vez que ela faz parte da cultura da Madeira, não se esqueça de consumir bastante cultura enquanto está na ilha!
Planeie a Sua Viagem com a Davia Travel
Por esta altura acreditamos que já está convencido de que a ilha da Madeira é mesmo o destino perfeito para uma viagem inesquecível, quer esteja à procura de umas férias em família ou de uma simples escapadinha para recarregar baterias.
E se já teve a oportunidade de explorar a nossa maravilhosa ilha e este artigo deixou-o com saudades, volte. Afinal, este paraíso é demasiado bonito e nunca se visita as vezes suficientes.
A Davia Travel oferece uma variedade de experiências para tornar a sua visita ainda mais especial. Entre em contacto connosco e fique a conhecer as nossas ofertas turísticas para que possa ter uma aventura inesquecível!
Visite ou revisite a Madeira com um novo olhar.
Até breve aventureiros e aventureiras,
Equipa Davia Travel